O Panda-Gigante
Há alguns anos, o zoológico de Washington recebeu dois pandas-gigantes. Foi um magnífico presente, pois poucos zoológicos no mundo possuem esses pandas-gigantes, raros e atraentes.O focinho curto lembrando um urso de pelúcia, a pelagem preta e branca característica e o jeito pacífico e bonachão o tornam um dos animais mais "queridos" pela humanidade. Extremamente dócil e tímido, dificilmente ataca o homem, a não ser quando extremamente irritado. Da xiong mao (大熊猫), o nome em chinês para o panda, significa grande urso-gato. Os visitantes não se cansam de admirar-lhes a suntuosa pelagem preta e branca, a cabeça elegante, os olhos circundados de pêlos negros e o aspecto geral de bicho de pelúcia.
Os pandas gigantes são carnívoros raros e, são encontrados apenas nas florestas de bambu da região montanhosa do sul da China, em altitudes de 1 500 até 3 000 metros. Os pandas gigantes não hibernam e passam o verão nos altos platôs do Tibete oriental.
Os pandas gigantes alimentam-se quase que exclusivamente de folhas tenras e brotos de bambu, que levam à boca com as patas dianteiras.O pouco valor alimentício do bambu obriga os pandas gigantes a comer o dia inteiro. Algumas vezes os pandas gigantes pegam um peixe ou um pequeno mamífero. Vivem sozinhos, abrigados em ocos de árvores ou fendas de rochas. O acasalamento dos pandas gigantes, ocorre na primavera e no inverno nascem dois filhotes com mais de 2 kg. O panda tornou-se o símbolo das espécies ameaçadas e o emblema da Fundação Mundial de Vida Selvagem.
A baixa taxa de natalidade, a alta taxa de mortalidade infantil e a destruição de seu ambiente natural colocam o panda sob ameaça de extinção. A caça não representa problemas devido às rígidas leis chinesas. Em 1995, um fazendeiro foi sentenciado a prisão perpétua por ter atirado em um panda. No ano seguinte, dois homens foram condenados a morte após serem presos portando peles de panda e macaco-dourado. A partir de 1997 passou-se a punir os infratores com uma pena de 20 anos de prisão.
Armadilhas para cervos-almiscarados e ursos-pretos muitas vezes acabam ferindo pandas.
O número de pandas selvagens na China está estimado em 1.596. Em 2000 contavam-se 1.114 exemplares, espalhados por territórios que têm uma superfície total de 23.000 km² nas províncias de Sichuan, Gansu e Shaanxi. Estudos em 2006, baseados em exame de DNA coletado em fezes, indicam que possam haver pelo menos 3.000 animais em liberdade. Existem 183 pandas-gigantes em cativeiro na China, 100 dos quais, estão em um centro especializado em Sichuan. Outros 20 espécimes se encontram distribuídos pelos principais zoológicos do mundo.
Fontes: www.wikipedia.org
www.achetudoeregiao.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário