A arara-de-barriga-amarela
A arara-de-barriga-amarela ou arara-canindé (Ara ararauna)é uma arara que ocorre da América Central ao Brasil, à Bolívia e Paraguai.A arara-canindé é uma das diversas espécies de araras existentes no Brasil. Pode ser encontrada principalmente na Amazônia e no Pantanal. Alimenta-se de frutas e sementes. Tal espécie chega a medir até 90 cm de comprimento, com partes superiores azuis e inferiores amarelas, alto da cabeça verde, fileiras de penas faciais e garganta negras. Também é conhecida pelos nomes de arara-amarela, arara-azul-e-amarela, araraí, araraúna, arara canindé e arari. As araras canindé na natureza se alimentam frutos e castanhas. Essas aves estão sempre em grupo e são aves barulhentas mas pousam silenciosamente. A arara canindé enfrenta vários problemas em relação a extinção, estão sendo ameaçadas principalmente pelo contrabando e pelo comércio ilegal de aves, também é um animal muito procurado como bicho-de-estimação pois é muito dócil, quieto (em cativeiro) e possuem certa capacidade de fala, além de ser um animal muito belo.
Quando chega a época reprodutiva formam casais que permanecem fiéis por toda vida. Só dá cria a cada dois anos e a postura de ovos compreende os meses de agosto e janeiro, colocando em média 2 ovos com período de incubação de aproximadamente 30 dias. Os filhotes permanecem no ninho até a décima terceira semana, período no qual são alimentados pelos pais que regurgitam o alimento em seus bicos.Em tamanho perde somente para a arara-azul, a maior de todas. Na natureza este animal está ameaçado de extinção. A arara-canindé pode viver mais que 50 anos.
Quando esses animais são caçados para a venda, as árvores que possuem ninhos costumam ser derrubadas. Isso prejudica a reprodução de diversas espécies de aves que utilizam o mesmo ninho em épocas reprodutivas diferentes. Além da caça para a comercialização, sofrem com a contínua destruição do habitat.
Fotes: wikipedia.org
pesquisa-total.com
www.zoologico.sp.gov.br
O Panda-Gigante
Há alguns anos, o zoológico de Washington recebeu dois pandas-gigantes. Foi um magnífico presente, pois poucos zoológicos no mundo possuem esses pandas-gigantes, raros e atraentes.O focinho curto lembrando um urso de pelúcia, a pelagem preta e branca característica e o jeito pacífico e bonachão o tornam um dos animais mais "queridos" pela humanidade. Extremamente dócil e tímido, dificilmente ataca o homem, a não ser quando extremamente irritado. Da xiong mao (大熊猫), o nome em chinês para o panda, significa grande urso-gato. Os visitantes não se cansam de admirar-lhes a suntuosa pelagem preta e branca, a cabeça elegante, os olhos circundados de pêlos negros e o aspecto geral de bicho de pelúcia.
Os pandas gigantes são carnívoros raros e, são encontrados apenas nas florestas de bambu da região montanhosa do sul da China, em altitudes de 1 500 até 3 000 metros. Os pandas gigantes não hibernam e passam o verão nos altos platôs do Tibete oriental.
Os pandas gigantes alimentam-se quase que exclusivamente de folhas tenras e brotos de bambu, que levam à boca com as patas dianteiras.O pouco valor alimentício do bambu obriga os pandas gigantes a comer o dia inteiro. Algumas vezes os pandas gigantes pegam um peixe ou um pequeno mamífero. Vivem sozinhos, abrigados em ocos de árvores ou fendas de rochas. O acasalamento dos pandas gigantes, ocorre na primavera e no inverno nascem dois filhotes com mais de 2 kg. O panda tornou-se o símbolo das espécies ameaçadas e o emblema da Fundação Mundial de Vida Selvagem.
A baixa taxa de natalidade, a alta taxa de mortalidade infantil e a destruição de seu ambiente natural colocam o panda sob ameaça de extinção. A caça não representa problemas devido às rígidas leis chinesas. Em 1995, um fazendeiro foi sentenciado a prisão perpétua por ter atirado em um panda. No ano seguinte, dois homens foram condenados a morte após serem presos portando peles de panda e macaco-dourado. A partir de 1997 passou-se a punir os infratores com uma pena de 20 anos de prisão.
Armadilhas para cervos-almiscarados e ursos-pretos muitas vezes acabam ferindo pandas.
O número de pandas selvagens na China está estimado em 1.596. Em 2000 contavam-se 1.114 exemplares, espalhados por territórios que têm uma superfície total de 23.000 km² nas províncias de Sichuan, Gansu e Shaanxi. Estudos em 2006, baseados em exame de DNA coletado em fezes, indicam que possam haver pelo menos 3.000 animais em liberdade. Existem 183 pandas-gigantes em cativeiro na China, 100 dos quais, estão em um centro especializado em Sichuan. Outros 20 espécimes se encontram distribuídos pelos principais zoológicos do mundo.
Fontes: www.wikipedia.org
www.achetudoeregiao.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)